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MÓDULO 1

Lidando com as exigências da profissão e reduzindo a sobrecarga

– O que é um Sistema e como funciona?

– O método cartesiano e a postura fenomenológica: como a nossa noção de causalidade não se aplica aos relacionamentos

-Os efeitos da postura pessoal nas relações

– As vantagens e as desvantagens da mudança

– As 3 Leis Naturais que atuam nos Relacionamentos

– As consciências: pessoal, coletiva e universal

– O amor que adoece e o amor que cura

– O sacrifício, a pena e seus efeitos nos relacionamentos: “Eu sou somente o profissional de saúde!”

– A indignação: o salvador, o agressor e a vítima – como amplificamos os conflitos de forma inconsciente e como minimizar isso.

– A importância da família/pais para o profissional de saúde, para o cliente e para a relação de ambos

– Como permanecer no nosso “lugar”. Mantendo-se calmo em contextos difíceis.

– Aquilo que eu quero x aquilo que é possível

– Importância pessoal x Poder pessoal – uma relação inversamente proporcional

– Exercícios de percepção

MÓDULO 2

Os Princípios da Ajuda –  A postura que efetivamente ajuda o cliente sem adoecer o ajudante

– Onde começa a ajuda?

– Quem tem a iniciativa na relação de ajuda e os limites do ajudante. Os riscos para o ajudante.

– O que é realmente essencial para quem quer ajudar efetivamente?

– Qual é a postura básica na ajuda para os profissionais de saúde?

– O que é realmente, respeito?

– Quem ajuda quem? Quem precisa de quem?

– Os Princípios da Ajuda

– Usando o tempo a favor da ajuda: nem sempre começar mais cedo é melhor.

– Reduzindo os riscos da transferência de responsabilidades.

– Abordagem fenomenológica x abordagem terapêutica

– Os códigos de ética e a obrigação de fazer – a lei da omissão do socorro – a postura do ajudante nesse contexto.

– Consentimento informado: como usar efetivamente essa importante ferramenta de trabalho.

– Para onde olha a doença? Para onde olha o cliente? É possível utilizá-la como oportunidade?

– Qual é o lugar do profissional de saúde? Efeitos da sua postura sobre o sistema do cliente

– “Emaranhado” do Cliente x “Emaranhado” do Profissional de saúde

– Fazer demais – a iatrogenia e como reduzi-la.

– Como evitar a “medicalização” dos problemas e relacionamentos. Os diagnósticos como fonte de solução ou de problemas.

– Exercícios de percepção

MÓDULO 3

O sucesso na vida e na profissão – Movendo-se para o Mais

– O que é o trabalho?

– A precedência dentro dos serviços: ordem de tempo x hierarquia

– O setting de trabalho e as condições de engajamento do cliente

– A relação dos movimentos do sucesso, êxito e dinheiro com o relacionamento com nossos pais.

– Recebendo em dinheiro ou em reconhecimento? O pagamento como parte do equilíbrio

– O significado do dinheiro e da gratidão

– O equilíbrio entre dar e receber no Movimento para o “Mais”

– Os movimentos da consciência que determinam o sucesso e a abundância

– Os efeitos da crítica x admiração no ambiente de trabalho

– A sobrecarga oriunda do medo de errar e não ser perfeito

– As instituições de saúde que eu quero x as instituições de saúde que eu que eu tenho

– Como conciliar interesses do profissional de saúde x cliente x convênio

– O trabalho voluntário e seus efeitos para quem executa e para quem recebe – a importância da postura e do equilíbrio nas trocas

– Os “5 círculos do Amor”- o dia-a-dia mais leve

– O gargalo em sistemas de trabalho: como gerir sistemas de fluxo de trabalho para o máximo desempenho.

– Exercícios de percepção